Torre de celular pode ser a causa: oito crianças de uma mesma escola são diagnosticadas com câncer
Inicio

Torre de celular pode ser a causa: oito crianças de uma mesma escola são diagnosticadas com câncer


Publicado em 05 do 04 de 2019 por Josenildo Carlos

Incidência de câncer na cidade tem sido muito maior em relação a outros lugares


A pequena cidade de Ripon, no Estado da Califórnia, foi abalado nos últimos dois anos pelos casos de câncer em oito crianças que frequentam a mesma escola de ensino primário. Os alunos afetados têm menos de 10 anos de idade e estudam na Weston Elementary School. 


Os pais da comunidade escolar local culpam a presença de uma torre de telefonia celular, que há até pouco tempo estava instalada próxima à escola. Segundo levantamento feito junto às famílias das crianças doentes, elas tiveram tipos de câncer diferentes: cérebro, rim, fígado e linfoma.  


Torre de celular se encontra perto da escola primária


Há escassa evidência de que as torres de telefonia celular representam um risco real para os seres humanos, mas até os céticos dizem que o número de casos que afetam crianças em uma cidade tão pequena é incomum.


A operadora de celular Sprint, dona da torre, a desativou no mês passado, apesar de insistir que os níveis de frequência de rádio estão 100 vezes abaixo do limite federal. Entretanto, os pais das crianças dizem que contrataram um investigador particular e que ele encontrou níveis muito mais altos, embora ainda abaixo do limite.


A mãe Monica Ferrulli, em entrevista a uma canal de TV, contou que o filho Mason foi diagnosticado com câncer no cérebro em 2016. “O caso dele foi classificado como um possível agente cancerígeno causador da doença. Isso nos diz que há alguma evidência lá fora”, disse Monica. 


As mães Kelly (com o filho Kyle) e Monica Ferruli


Monica e outra mãe, de nome Kelly Prime, cujo filho Kyle foi diagnosticado com câncer renal, em 2016, vinham lutando há mais de dois anos para derrubar a torre. Depois de contratarem advogados no início deste ano, elas finalmente conseguiram que a torre fosse desativada.


A cidade de Ripon, a leste de Sacramento, tem uma população de cerca de 14.000 habitantes. Segundo a American Cancer Society, cerca de 411 californianos por 100.000 desenvolvem câncer a cada ano. Essa é uma taxa de 0,0041, e inclui adultos, que são mais propensos do que as crianças a desenvolver câncer.